A Plataforma Brasil permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário.

São fases do recebimento de projetos:

1. Envio do projeto pelo/a pesquisador/a via Plataforma Brasil
2. Distribuição feita pela Conep do projeto para os comitês registrados na Plataforma Brasil
3. Recebimento do projeto pelo CEP/CHS
4. Avaliação documental do projeto (Check List). Nesta avaliação, é feita a checagem dos documentos enviados
4.1 Projetos aprovados no Check List: são enviados para um/a parecerista designado/a pela secretária administrativa
4.2 Projetos recusados no Check List: são devolvidos para o/a pesquisador/a para que ele/ela elabore as correções solicitadas quanto aos documentos apresentados.

O processo de Check List verifica apenas o caráter documental do projeto, por exemplo, se todos os documentos foram assinados corretamente, se o cronograma está adequado, etc. É também responsabilidade do/a parecerista verificar novamente estes documentos no momento de elaborar seu parecer.

O momento de avaliação do projeto somente começa a contar a partir da aceitação do projeto no Check List e sua designação para um/a parecerista responsável.


São fases da avaliação de projetos:

1. Recebimento do projeto via Plataforma Brasil. Será também enviado ao/à parecerista um e-mail avisando que o projeto já se encontra disponível para análise na Plataforma Brasil
2. Análise ética e documental do projeto
3. Envio do parecer via Plataforma Brasil para a coordenação e a secretária administrativa
4. Leitura do parecer na reunião do colegiado e discussão com os/as demais pareceristas
5. Após a reunião, elaboração do parecer do colegiado pelos/as pareceristas.

O parecer que segue para o/a pesquisador/a é o parecer do colegiado. O parecer do colegiado é elaborado necessariamente após a reunião. Ele é o parecer finalizado, com as inclusões e alterações discutidas durante a reunião.